quinta-feira, 19 de abril de 2007

Carências nutricionais levam à ingestão de cinzas, barro e cabelo...


A Pica é uma perturbação atípica de comportamento alimentar, que ocorre geralmente na infância, em crianças de idade pré-escolar, com menos de sete anos.

O distúrbio caracteriza-se pela ingestão persistente (mínima de um mês) de substâncias não nutritivas, inadequadas para o desenvolvimento infantil e que não fazem parte de uma prática aceite culturalmente. As crianças com esta perturbação costumam ingerir coisas como barro, insectos, cabelo e cinzas de cigarro. Os casos de pica são bastante raros. Ocorrem em maior número, entre crianças de famílias com baixo nível económico e carências nutricionais, ou que sejam vítimas de negligência ou agressão familiar.

4 comentários:

m&m disse...

Achei especialmente interessante o tema deste post, nunca tinha encontrado referência acerca deste tema, o que me fez suscitar curiosidade sobre o assunto. Parabéns pela forma de exposição deste e dos demais posts.
Um beijo grande para a Joana ****

Anónimo disse...

Sempre que pesquiso sobre Pica observo que tal doença atinge crianças e gestantes. Como explicar alguém com 35 anos sofrer deste mal? Onde achar respostas?

Anónimo disse...

Achei muito Legal esse documentario
Minha filha estava pesquisando sobre esse assunto e achou
muito
obrigada
Parabéns!

Anónimo disse...

esse tema eh muito interresante parabe´nss s