quinta-feira, 26 de abril de 2007

Componente Psicológica destes Distúrbios

Preocupações em relação ao aspecto físico (Transtorno Dismórfico Corporal):
O indivíduo é consumido pela sensação de que há algo de errado ou anormal com o corpo ou com qualquer aspecto da imagem corporal ou da face, mesmo quando os amigos e familiares dizem que está tudo óptimo. Esta preocupação causa sofrimento e o indivíduo pode recear actividades sociais ou evitá-las, com medo de se expôr, tentando corrigir um hipotético defeito, pois há uma excessiva valorização do corpo e a sensação de que ele não satisfaz as expectativas.

Na Vigorexia ou Síndroma de Adónis existe um preocupação excessiva com a musculatura, o corpo e o exercício físico. Existe uma distorção do esquema corporal porque, por mais exercício físico que façam e mesmo tendo um corpo muito grande e musculado, estas pessoas vêem-se como fracas e débeis. Este transtorno provoca sofrimento, gerando ansiedade, depressão, fobias e comportamentos compulsivos. Existe uma relação entre introversão, dificuldades de relacionamento interpessoal, timidez e mesmo fobia social, com este transtorno. Ao mesmo tempo, pode haver uma grande necessidade de aprovação social, mas sentindo insatisfação e complexos com o próprio corpo.

Da mesma forma que existe uma distorção do esquema corporal com a anorexia, em que o indivíduo nunca se vê suficientemente magro (ainda que na realidade esteja excessivamente magro).

A terapia cognitivo-comportamental pretende, entre outros aspectos, modificar os esquemas distorcidos, melhorar a auto-estima e reduzir os comportamentos obsessivo-compulsivos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como psicóloga n posso deixar de comentar este vosso "post".
As vossas descrições acerca dos disturbios alimentares referidos são de extrema importância,no entanto quero realçar que não são apenas as distorções da percepção corporal que estão em causa nestas doenças,mas também e principalmente a auto-imagem como pessoa.Não são apenas comportamentos do foro alimentar que estão em causa ou provocam o recurso a comportamentos de distúrbios alimentares, mas qualquer outro acontecimento perturbador,pode estar em causa e levar ao desequilíbrio...
Poderia prolongar-me e referir diversos processos psicológicos inerentes aos distúrbios alimentares,mas poderei fazê-lo futuramente.
Aproveito para vos congratular pelo vosso blog.
Um beijinho especial para ti Sofia*******