quinta-feira, 24 de maio de 2007

Anorexia pode ser provocada por falha no sistema imunitário

Os investigadores de um instituto em Estocolmo, analisaram amostras de sangue de mulheres que sofrem de anorexia, bulimia ou de ambas para verificar a presença de determinados anticorpos.
Os investigadores acreditam que a anorexia pode ter como uma das várias causas reacções autoimunes, que ocorrerão no hipotálamo e na hipófise. Estes anticorpos podem induzir alterações nos centros que regulam a ingestão alimentar e o peso corporal.
No entanto, não existem provas que relacionem directamente o aparecimento de distúrbios alimentares em mulheres com a presença destes anticorpos, uma vez que estes estavam também presentes em algumas mulheres saudáveis.
O especialista em distúrbios alimentares Frances Conan, da Clínica Vincent Square, em Londres, disse à BBC ser provável que as doenças sejam causadas por uma interacção entre factores biológicos, psicológicos e sociais. E acrescentou, que contudo que uma vez que o hipotálamo e a hipófise regulam o apetite e a imagem corporal, poderão estar fortemente envolvidos nesta doença.
O estudo foi publicado na revista Proceedings da National Academy of Sciences, nos Estados Unidos.

Sem comentários: