terça-feira, 22 de maio de 2007

Da vida real a ficção

É comum hoje em dia, em muitos programas de ficção, nomeadamente telenovelas, abordarem-se temas como os da Anorexia e Bulimia, talvez com um duplo objectivo: estratégia de marketing cativando o público aproximando-o de uma realidade de dia-a-dia, e alertar pais, educadores e população em geral para o problema.
Gostaríamos de saber qual a vossa opinião sobre esta abordagem. Será positivo como alerta e prevenção, ou poderá despoletar comportamentos de imitação na população menos informada e uma alarme desnecessário para pais mais atentos e preocupados?
O médico Dr. Durval Filho, cita a propósito de uma novela, em que uma das personagens retrata uma adolescente bulímica em ambiente familiar conturbado:
"Esse é um dos distúrbios alimentares mais graves, e causa sérias conseqüências nutricionais. Considero a iniciativa da novela importante, pois a bulimia, bem como a anorexia, são assuntos velados entre as mulheres", alerta o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.

3 comentários:

angel_carol disse...

Isso faz lembrar a polémica da educação sexual... Abordar o tema (adequadamente!) é sempre uma maneira de instruir, de alertar, de ajudar, de partilhar...

angel_carol disse...

Isso faz lembrar a polémica da educação sexual... Abordar o tema (adequadamente!) é sempre uma maneira de instruir, de alertar, de ajudar, de partilhar...

Anónimo disse...

Hummm... O grande problema da questão das doenças da bulimia e anorexia nervosa, é que as pessoas só conseguem associá-las à questão alimentar. Não conseguem perceber que estas duas doenças são mais que "dietas", e muito mais profundo que uma difícil relação com a comida. É, sobretudo, uma questão de sentir. Especialistas na área chamam-lhe mesmo, um adoecer de sentimentos. Quem é ajudado a compreender-se e a aceitar-se, consegue melhores resultados no caminho para cura. Como qualquer doença, esta também deixa marcas, mas a cura não deixa de ser possível!