quinta-feira, 24 de maio de 2007

Bulimia e Anorexia serão já problemas de saúde pública?


Segundo a matéria de Virgínia Alves, publicada no “Jornal de Notícias” do passado mês,
“O número de casos de anorexia e bulimia nervosas em Portugal é idêntico aos dos restantes países europeus.”

O psicólogo Paulo Machado, um dos responsáveis por um estudo nacional destas doenças, realizado pela Universidade do Minho afirmou "Trata-se de doenças debilitantes, perturbações psiquiátricas graves, que devem ser encaradas como um problema de saúde pública, que atingem jovens que não têm idade para sofrer de perturbações".
Através do estudo epidemiológico que, envolveu duas mil mulheres com idades entre os 15 e os 20 anos, foram detectados oito casos de anorexia nervosa e seis de bulimia nervosa. Foram ainda, diagnosticadas 53 situações de perturbação alimentar. "Casos subclínicos de anorexia e bulimia, ou seja, que não cumprem todos os critérios internacionais, que são muito restritos, para diagnosticar as doenças, mas já apresentam indícios graves para serem tratados", sublinhou Paulo Machado.

Em Portugal os números não devem variar muito, apesar do sistema de saúde não ter a mesma capacidade de resposta para estes casos como acontece noutros países, onde existem mais centros de tratamento de perturbações alimentares.

O estudo, que foi apresentado no congresso científico "Doentes em risco nutricional", organizado pela Associação de Estudantes de Ciências da Nutrição do Porto, integrado na XV Semana de Ciências da Nutrição, revelou ainda que os números apurados para a bulimia nervosa podem não ser os mais exactos, "isto porque é uma doença que afecta mulheres com idade superior às que foram envolvidas no estudo". Por essa razão, está a ser iniciado um trabalho dirigido a essa faixa etária.

A investigação, que deverá ser publicada em breve em revistas científicas, partiu inicialmente de um questionário para identificar comportamentos e atitudes que poderiam sinalizar perturbações alimentares. Seguiram-se as entrevistas clínicas aos casos detectados.

2 comentários:

Anónimo disse...

Precisode ajuda rapidamente,a minha irmã tem 26 e esta a fazer uma dieta muito rigorosa ela é capaz de passar o dia inteiro só com uma maçã e um iogurte, ela já emagreceu quase 20 quilos em um mês, agora tudo que ela come a mais põe na cabeça que engordou 2 ou 3 quilos e corre para a casa de banho para vumitar, ela está bulimica como é que eu posso ajuda--la? Só de pensar que ela pode morrer eu morro tambem por dentro, ajudem-me por favor, se alguem tiver alguma ideia ou sugestão mande um comentário

An Angel disse...

Tens de lhe mostrar que ela está se a tornar numa bulímica. Não pode ser. Mostra-lhe que ela está a exagerar, sê tu mesmo. Não tenho grandes ajudas, porque não sei nem nunca passei por isso...
Sei que dietas simples podem passar a esses casos.

Desculpe se não ajudei em nada!