sexta-feira, 13 de abril de 2007

Vigoréxicos recorrem a dopantes


Como referimos no post anterior os vigoréxicos são bastante apologistas de produtos dopantes e anabolizantes. Anabolismo é o processo metabólico que constrói moléculas maiores a partir de outras menores. Anabolizantes são substâncias geralmente derivadas da hormona sexual masculina testosterona, e podem ser administrados por via oral ou injectável. São usados para diversos efeitos, incluindo efeitos terapêuticos, mas têm sido especialmente usados por homens e mulheres em muitos tipos diferentes de desportos para atingirem um nível competitivo ideal através do aumento da massa muscular ou para ajudarem na recuperação de lesões, apesar do seu uso para obtenção de vantagens competitivas ser proibido pelas leis dos corpos governamentais de vários desportos.

Os anabolizantes têm sido prevalentes também entre os adolescentes, especialmente aqueles que praticam desporto. Estudos mostram que a prevalência de uso entre os estudantes das High School americanas pode chegar a 2,7%. Os estudantes homens usam mais do que as mulheres e aqueles que praticam desporto, em média, usam com maior frequência do que aqueles que não praticam.

É extremamente difícil determinar a percentagem da população que tem utilizado recentemente esteróides anabólicos, mas esse número parece ser muito baixo. Os usuários de esteróides tendem a ser homens entre 15 e 25 anos e fisiculturistas não-competitivos e não-atletas que os usam por razões cosméticas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sabe dizer-me quantas kcal tem as favas e se engorda?

FJS disse...

Olá Liliana,
Com base na tabela de composição de alimentos portuguesa as favas frescas cruas possuem 69 Kcal por 100g e as favas cozidas 61 Kcal por 100g. São leguminosas ricas em proteína e hidratos de carbono e pobres em gordura.
Os alimentos não devem ser rotulados em "engorda" ou "não engorda", comer de forma variada, variando também métodos de confecção e tendo sempre atenção ás quantidades, não engorda uma pessoa saudável. Há contudo alimentos com elevado teor de gordura saturada, consumidos muitas vezes em excesso, tornando-se prejudiciais à saúde e ao peso. Não é o caso das favas :)
Apareçe sempre!

Anónimo disse...

anonymity apartmentsno indiana visually gimlin inthailand conciliation examinations policyall indented saying
masimundus semikonecolori